terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Eu errei, e agora?


Olá pessoal! Aqui estou pela segunda vez, Fefe Millena, pra compartilhar com vocês aquilo que Deus tem colocado no meu coração, dói as vezes, mas estou aprendendo!

Essa pergunta ficou no meu coração por muito tempo, e ás vezes ela ainda vem, sempre quando percebo que pisei na bola.

Certo dia conversando com uns amigos adolescentes (amo essa galera de todo o meu coração), conversamos um pouco sobre como Jesus era, como era o seu ministério e sobre o relacionamento dEle com os seus discípulos, um dos maiores exemplos que Ele nos deixou. Nesse contexto nós falávamos sobre maledicência, sobre julgamento e na real, essas coisas nos afastam muito da essência de Deus que é relacionamento, e nesse contexto eu comecei a falar sobre mim...

Muitas vezes na minha vida eu julguei a motivação das pessoas. Lia um e-mail e tirava conclusões, logo a pessoa que eu julgava muitas vezes nem pensou tudo o que eu pensei que ela estivesse pensando, mas eu já tinha ficado chateada e logo saia e compartilhava com quem era mais chegado. E isso aconteceu na minha vida durante anos, não só com e-mails, mas julguei maneiras que as pessoas me olhavam, comportamentos e muitas coisas, enfim, magoei muita gente nessa vida por isso, julgando o que elas falavam ou faziam e tirando, assim, as minhas próprias conclusões. Dessa forma eu gerei muita maledicência e hoje eu sei como isso desagrada o coração de Deus, porque a palavra diz que Deus abomina aquele que semeia contenda entre irmãos (Pv.6:19). Eu fazia isso, não porque queria semear contendas, mas porque de alguma forma eu me sentia ofendida, humilhada ou por não concordar com o comportamento de algumas pessoas. Muitas vezes, nisso estava o meu orgulho. Sabe, existem pessoas que não se acham orgulhosas, mas ouvi uma frase que marcou a minha vida e tem sido essencial para rastrear o orgulho em mim:

“Quando existe o sentimento de humilhação é porque ainda existe orgulho”

Eu sempre fui muito orgulhosa e geralmente reagia quando me sentia humilhada de alguma forma. Isso é péssimo, mas tenho tentado lutar contra isso. Enfim, eu errei muito e me perguntava: “Deus, como fui ruim, porque eu sou assim?” Então descobri na Palavra de Deus, em Romanos 3:10, que “não há nenhum justo, nenhum sequer”, e isso também foi uma arma contra o meu orgulho porque me fez reconhecer o meu pecado, e a Palavra de Deus traz luz onde há trevas, então trouxe luz ao meu pecado para que eu pudesse reconhecer.

Bom, existem pessoas que reconhecem o erro e logo se quebrantam e assim era Davi diante de Deus, eita homem de coração quebrantado! Mas existem pessoas que assim como o rei Saul, tem uma grande dificuldade de reconhecer o seu erro e sempre tentam justificá-los, até mesmo pra Deus, o que não O agrada de jeito nenhum. Eu era como Saul nesse sentido, mas Deus, por meio da sua Palavra tem me ensinado a reconhecer o meu erro e me quebrantar diante dEle com um arrependimento sincero. Mas não é sobre Saul e Davi que eu quero falar hoje, embora possamos aprender muitas coisas com a vida desses dois. Hoje eu quero falar sobre dois discípulos de Jesus: Pedro e Judas Escariotes.

Jesus andou 3 anos com os seus discípulos, ensinando, amando e enfim se entregando por eles, mas uma coisa me chama a atenção, Jesus o tempo todo sabia que eles poderiam negá-lo ou traí-lo e nem por isso os tratou com distinção, e nem por isso deixou de servi-los, nem por isso deixou de lavar os pés de todos, nem por isso deixou de ensinar, nem por isso deixou de amá-los em todos os momentos.

Pedro negou a Jesus, Judas o traiu com um beijo. Que triste! Quantas vezes isso não acontece nas nossas vidas? Quantas vezes isso não acontece com os nossos amigos? Quantas vezes nós pisamos na bola assim como eles? Isso acontece muito nas nossas vidas!

Assim como eu pisei na bola fazendo tudo o que disse acima e mais um pouco, muitos de nós fazemos também e isso é negar e a Jesus e traí-lo com as nossas atitudes. Isso é negar a verdade, viver a mentira, achando que estamos servindo a Deus. Mas mesmo assim Jesus está conosco o tempo todo, nos ensinando e mostrado o caminho, Ele não nos abandona porque a nossa infidelidade não muda a fidelidade de Deus conosco (Rm3:3-4), e assim foi com os dois discípulos.

A grande diferença entre Pedro e Judas foi o que eles fizeram depois que pisaram na bola com Jesus, a grande diferença nas nossas vidas é o que fazemos depois que erramos. Judas não aguentou, se enforcou, se matou, porque grande era a sua culpa e, mesmo tendo andando 3 anos com Jesus ele não o conheceu, porque, se o tivesse conhecido, talvez entenderia que com arrependimento sincero Jesus poderia ter perdoado o seu erro. Já Pedro foi diferente, ele negou Jesus e ficou muito mal com isso, se arrependeu amargamente do que fez, mas o peso da culpa não foi maior que o amor que ele tinha por Jesus, ele conhecia quem ele servia e sabia que Jesus poderia perdoá-lo. Pedro esperou por um novo encontro com Jesus e esse encontro aconteceu... Só ele e Jesus... Acredito que ele ansiava por esse momento e que foi um momento muito difícil pra ele.

Jesus confrontou o que Ele fez, mas confrontou com amor e nesse momento Pedro assumiu um compromisso com Ele e foi em prol desse compromisso que Pedro entregou a sua vida. Arrependimento gera mudança de atitude, é diferente de remorso.

by EuEscolhiEsperar
Nós vamos errar sim! Ooo se vamos! Não somos justos, e temos a lei que nos mostra o quão pecadores somos, por isso somos justificados pela fé. Mas o que faz a diferença é o que fazemos depois que erramos. Podemos nos afastar de Deus e nos entregar a morte, aos nossos desejos e paixões, ou fazemos como Pedro, Davi e muitos outros homens de Deus, que se arrependeram e se prostraram diante de Deus, tiveram um encontro com Jesus e deixaram que Ele confrontasse o erro deles e diante disso, assumiram um compromisso com Cristo e mudaram a sua atitude.

Pedro foi peça fundamental, um dos fundadores da Igreja no mundo e Davi foi um homem segundo o coração de Deus.

E você? O que vai fazer agora?
Lembre-se, da mesma maneira que a graça se aplica a você, também se aplica ao seu irmão. Siga o exemplo de Cristo!

Com muito amor! Fernanda Souza.
(MEDITA com base numa reflexão da pregação do Pr. Daniel, Igreja Sal da Terra em Uberaba-MG)

3 comentários:

  1. Muito bom quando Deus nos confronta e nos mostra que nunca seremos melhores que ninguém, pois todos precisamos de sua misericórdia!!!! abração, muito bom seu texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe Fernanda,ontem mesmo cometi um erro e senti de alguma forma q dei um beijo no rosto de Jesus, mas hoje pela manhã no meu devocional senti seu perdão a me envolver. E lendo o q vc escreveu só fez testificar a misericórdia de Deus nas nossas vidas.
    Um abraço!
    Ps: caso responda algo meu email marisol_ausente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Fer, quanto tempo! Amei o blog de vcs... a idéia, o design, os posts... ficou tudo muito lindo! Saudades de vc, viu? Vc faz muita falta na minha vida! Linkei vcs no meu blog... beijos!

    ResponderExcluir

Comente aqui o que você achou dessa meditação